domingo, 12 de setembro de 2010

Vivências Juvenis

Ao conversar com uma aluna de 15 anos, ela dizia que "Nem tudo são flores em ser jovem": 

" Todos dizem que a juventude é a melhor fase de nossas vidas, mas não penso assim. Tenho muitos momentos difíceis em minha vida: constantemente discuto com minha mãe. Ela não deixa eu fazer as coisas que eu quero. Se quero ouvir Funk minha mãe não deixa, diz que não é música apropriada. Se quero sair com meus amigos, ela sempre diz que depende de onde e com quem. Na escola tenho que estudar todo dia, pois se eu perder notas aí sim minha situação em casa ficará ainda pior. Não tenho esta liberdade toda que dizem por aí. Eu quero é crescer logo e poder fazer o que eu quiser da minha vida".

E pra você, o que é ser jovem?

Um comentário:

  1. Para mim, ser jovem é um estado de espírito onde nos sentimos energeticos, alegres, vivos e sempre curiosos e animados para as novidades da vida!
    Ser jovem é uma possibilidade para as pessoas mais velhas também,porque não? Se o que importa mesmo é o que a pessoa é por dentro, ser jovem é uma realidade possivel para todos, apenas basta ter a sabedoria necessaria para se-lo!
    Assim como tem velhos com alma de jove, também tem jovem com alma de velho! Jovens que são preocupados de mais, fechados demasiadamente para o mundo, e sem tanta vida! Então tá na hora de jovem ser jovem, ou seja, amar, correr, conhecer, aprender, ser feliz, mas com mais leveza e sem tantas responsabilidades!
    Ser jovem também é aprender com os mais velhos, saber respeita-los e ajudo-los sempre quando necessário... E os mais velhos também podem aprender, respeitar e ajudar os jovens? Só não podem, como devem!
    É um ciclo virtuoso sem fim!
    Tem jovem que não gosta da própria condição pois pensam que é muito limitadora, pois dependem da autorização dos pais para quase tudo... Mas tudo tem seu tempo, pois enquanto se é jovem e mora com os pais, a pessoa ainda não adquiriu total autoridade sobre si mesma, é um processo lento mas que um dia chega! Ser jovem , então, é também uma arte, pois como ainda não tem total autoridade sobre si,tem que dar provas aos pais que já sabe cuidar de si,e que merece a confiança deles... Só assim o jovem vai criando mais independencia dentro de casa. Mas não vai ser uma coisa do dia para o outro, e também nao adianta ficar parado, tem que se esforçar e mostrar a maturidade... E no final das contas o sabor da conquista e da vitória é muito melhor do que uma confiança depositada de mão beijada!

    Ser jovem também é o tempo de errar, e aprender com os erros!É a epoca mais deliciosa, pois as emoçoes vem com muita mais intensidade,e os olhos alcançam mais longe os horizontes do que alcançavam na infancia, vem tantas descobertas sobre si mesmo, novos sentimentos... É o tempo de se construir apartir das escolhas e das vivencias, algumas escolhas como a escolha profissional determinarão o futuro, mas outras escolhas são passiveis de mudança mas nunca ficarão de fora da bagagem de experiencias.

    Então, para mim ser jovem é tudo debom!!! E a minha mensagem para as pessoas é essa:
    Jovens sejam jovens, e aproveitem essa etapa maravilhosa e velhos nunca deixem morrer a juventude que mora em vocês!

    Com carinho,

    Alyce Helora

    ResponderExcluir